Um das maiores dificuldades que os pais enfrentam com o recém nascido é o período de ajuste de sono do bebê. São noites mal dormidas e com isso vem o cansaço, a irritabilidade, e pais exaustos no dia seguinte. Existem várias causas que podem interferir no sono do bebê, sendo a cólica uma delas. Sobre o problema das cólicas, traremos o assunto em outra ocasião. Consultamos com a Dra Carol, especialista em sono, e ela nos informou sobre três estratégias para minimizar esta situação tanto para que o bebê descanse como os pais também. Veja a seguir:
O bebê já sabe…
Você sabia que o bebê já sabe dormir desde o período intraútero? O grande fator nesta história é que ele ainda não nasce sabendo é como diferenciar o dia da noite. Este fato se dá, pois, o hormônio que induz ao sono, a melatonina, é liberada de forma irregular até, pelo menos, 3 meses de vida. Assim, o bebê não consegue diferenciar quando deve dormir e quando deve ficar acordado.
Uma vez que o bebê pequeno ainda não consegue diferenciar os horários do dia por ter essa liberação hormonal irregular, devemos investir na implementação de bons hábitos relacionados ao sono. Então, o que fazer para minimizar este quadro?
3 Estratégias para melhorar o sono do recém nascido
- Tenha um ambiente específico e consistente.
Quanto a estes, sugiro que, no momento de iniciar o sono noturno, até a outra manhã, a criança não saia do seu ambiente de sono para que não haja distrações;
- Escolha sons apropriados.
Coloque ruídos neutros na hora de dormir, os quais chamamos de “ruídos brancos”. São aqueles sons como o barulho do mar e som do útero;
- Associação Positiva
Faça uma associação positiva com o sono, por exemplo: massagem no bebê com óleo (após orientação do seu pediatra) ou colocar um tipo de roupinha específica.
Com boas associações e hábitos, a criança entende o ritmo familiar e a adaptação de um novo bebê fica mais serena para toda a família.
Sobre a Autora
A Dra Carol é médica pediatra com residência médica em pediatria pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
Tem capacitação em medicina do sono da criança e adolescente pelo Instituto do Sono de São Paulo.
Curso profissionalizante em consultoria do sono infantil pelo IAM. É plantonista no pronto socorro de pediatria do Hospital Águas Claras, Hospital Anchieta e Unidade Médica de Taguatinga (Amil), docente na UNICEPLAC, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, e membro da Associação Brasileira do Sono
Você pode visitar o site aqui: https://www.clinicaprimeped.com/