Baby Melody - Mother feeding her baby

Como ajudar a sua criança a adquirir hábitos nutricionais saudáveis que vão durar a vida toda

Você quer que sua criança adote hábitos nutricionais saudáveis ​​para a vida toda? Se sua resposta for um alto SIM, então continue lendo!

Muitas vezes, os pais ficam frustrados porque seus filhos não comem vegetais e frutas, e ao invés disso, querem pizza, sorvete, hambúrgueres, biscoitos etc. Os pediatras nos aconselham a fornecer porções adequadas de frutas e vegetais, e para alguns pais isso parece uma missão impossível porque as crianças não se entregam. Essa forte aversão a alimentos saudáveis ​​e a incapacidade de fazer a conexão entre as escolhas alimentares e a saúde continua na adolescência e na idade adulta. Não é de admirar que haja um aumento na obesidade infantil, que por sua vez resulta em outros problemas de saúde no futuro.

A questão subjacente é que as crianças não estão desenvolvendo paladares saudáveis ​​desde o início. Quando não os expomos a hábitos alimentares saudáveis ​​desde o início, eles não sabem de nada. As escolhas não tão saudáveis ​​ocorrem como naturais para eles; essas escolhas se  normalizam em uma idade precoce e, portanto, tornam-se bem estabelecidas em suas vidas. E assim, o ciclo se repete com seus próprios filhos. A verdade é que as crianças aprendem com seus ambientes, e parte do que aprendem permanece inconscientemente incorporado por toda a vida. 

Você já viu uma criança que anda como o pai ou aquela “criança” de 30 anos que, para surpresa de todos, é um pai prático – exatamente como o seu pai?

A questão é: como você cria hábitos nutricionais saudáveis? Você aprenderá três passos para a progressão certa e como introduzir os alimentos e ao mesmo tempo adotar hábitos alimentares saudáveis ​​que durarão por toda a vida.

 1- Tudo começa pela Nutrição Superior

Para os bebês, todos sabemos que o leite materno é a nutrição mais importante. Além da nutrição profunda, contribui para o vínculo mãe e filho. 

Mas qual é o tempo ideal para amamentar?

Existem muitas respostas certas para essa pergunta, dada a experiência variada de cada mãe. Sempre que possível, um ano inteiro de amamentação é ótimo. Certifique-se de comer alimentos ricos em nutrientes e beber bastante água durante a amamentação, pois seu bebê conta com você para obter todas as necessidades nutricionais durante este período.

2- Introduzindo alimentos misturados e estabelecendo papilas gustativas saudáveis.

Baby Melody - Child reaching for strawberries

Aos seis meses, você pode começar a introduzir alimentos integrais misturados enquanto ainda estiver amamentando. Você ainda precisará amamentar de forma consistente para que seu corpo continue com a produção de leite. Embora os alimentos embalados sejam convenientes, começar com alimentos frescos para o bebê não é apenas profundamente nutritivo, mas também favorece o paladar para alimentos integrais reais. 

Concentre-se em alimentos ricos em nutrientes, como folhas verdes escuras (como couve, acelga, amaranto etc.) ervilhas, bananas cruas e maduras, abóboras, pêssegos, peras, mamão, maçãs, abóboras, abobrinhas, batatas, couve-flor, inhame, doce batata, lentilha, feijão, painço, amaranto, etc. Não adicione açúcar ou sal e é melhor evitar alimentos que não tenham muito valor nutricional, como pães e arroz branco. 

Cozinhe a comida no vapor e adicione um pouco do seu próprio leite materno para amolecer e, em seguida, bata até formar um purê que seja macio e fácil de comer. Depois de introduzir alimentos inteiros, você vai querer introduzir água também. Observe que os feijões e grãos – feijão, lentilha, amaranto e mileto precisam ser cozidos primeiro, antes de serem adicionados aos outros alimentos cozidos no vapor para misturar ao purê.

3- Mudança de Engrenagens

Baby Melody - Baby eating food

Aos oito meses, você pode notar que o bebê quer comer o que você está comendo. Este é um dos sinais de que estão prontos para avançar para a próxima fase. Nesta fase, você pode parar de misturar e começar a triturar a comida para dar textura, para que eles aprendam a engolir sem empurrar a comida com a língua. Mais uma vez, opte por alimentos nutritivos. Você está fornecendo a melhor nutrição para o desenvolvimento do seu bebê e, ao mesmo tempo, incutindo hábitos nutricionais saudáveis ​​e duradouros. 

Nesta fase, você também pode começar com frutas sólidas macias como melão, mamão, manga – descascadas e cortadas em pedaços muito pequenos. Para frutas menos macias, como maçãs e peras, descasque as frutas, cozinhe no vapor para amolecer, deixe esfriar e corte em pedaços pequenos. Você também deve cozinhar os legumes primeiro para amolecê-los e depois cortá-los em pedaços pequenos.

Esforce-se para manter a comida do seu bebê limpa e evite pesticidas optando por alimentos orgânicos. Quando o orgânico não estiver disponível, certifique-se de lavar bem os alimentos antes de prepará-los, mas, tanto quanto possível, opte por alimentos orgânicos. Você precisa evitar a introdução de toxinas nesta idade. Da mesma forma, evite colocar a comida do seu bebê no micro-ondas. Cozinhar no fogão é a melhor forma de conservar os nutrientes.


Sobre a Autora
Baby Melody - Muthoni Magua Nutritionist Expert

Muthoni Magua é  Coach de Nutrição integral da Saúde, que acredita firmemente na limpeza do seu corpo por dentro para que você possa brilhar por fora. Ela chama isso de trabalho interno. Ela defende a limpeza do seu corpo com as ferramentas nutricionais certas, bem como outras modalidades.

Durante seu lazer, ela gosta de aventura, viajar e estar ao ar livre, especialmente nos meses de verão. Entre algumas de suas viagens e aventuras se destacam sua escalada ao Monte Kilimanjaro, salto de paraquedas e visita uma das maravilhas do mundo – o Taj Mahal.

Muthoni ingressou recentemente na A Network for Grateful Living, uma organização global que oferece programas e práticas educacionais que inspiram o compromisso de uma vida com gratidão.

Antes de ingressar na Network for Grateful Living, Muthoni atuou como CFO para uma fundação pública nacional e como líder de programa para uma empresa educacional global.